O envelhecimento faz parte do nosso ciclo de vida, é a fase em que nossa saúde precisa de cuidados redobrados. Para atender meus pacientes que querem viver esse processo da melhor maneira sempre me atento a alguns detalhes. Observe.
Em relação às mulheres, na maioria dos casos as recebo durante o climatério, ou seja, na transição fisiológica do período reprodutivo. Nessa fase a produção de hormônio diminui significativamente e o corpo reage com alterações no humor, indisposição, fogachos e etc. Para recuperar a qualidade de vida tão desejada, uma das alternativas é equilibrar os hormônios.
Para os homens não há muita diferença, ao entrarem na fase da andropausa sofrem com a diminuição de testosterona. Logo, também necessitará de reposição hormonal.
São inúmeros os benefícios que o equilíbrio hormonal traz, auxilia na prevenção de várias doenças que podem se agravar justamente na melhor idade. Tais como, riscos cardiovasculares, osteoporose, alguns tipos de câncer entre outros.
É sempre bom lembrar que a terapia hormonal quando bem indicada, não é prejudicial à saúde. Pelo contrário, ela previne. E claro, essa é apenas uma maneira de envelhecer com saúde. A suplementação adequada, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e a realização de exames periódicos são fundamentais nesse processo.
Acompanhe abaixo a lista com 10 hábitos que facilmente conseguimos deixar de lado, pois aceleram o envelhecimento.
- Ficar sentada por um período muito longo;
- Comer carboidrato refinado e alimentos ultraprocessados;
- Estar acima do peso;
- Perder massa magra e não fazer exercícios de força;
- Não ter propósitos na vida;
- Medicamentos para a ansiedade ou anti histamínicos como por ex. Benadryl;
- Dormir mal,
- Não obter vitamina D o suficiente;
- Sentir-se exausta e estressada com frequência;
- Não ter contato social